Guia para alquimistas de suporte
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Guia para alquimistas de suporte
Este guia é de autoria de Sabao.
Atenção: este guia foi criado antes mesmo de Heritage (transclasses). Algumas habilidades mudaram e por isso este guia deve ser reescrito para remeter a realidade de hoje. Utilize-o com bom senso.
Índice:
1.0 Introdução: Alquimista, a classe.
1.1 Funções de um Alquimista.
1.2 Alquimista Woe.
1.3 Por que suporte?
2.0 Bônus Job da classe.
2.1 Atributos.
2.2 Começando sua build.
2.3 Habilidades.
2.4 Árvore de Skills
2.5 Equipamentos.
2.6 Possíveis builds.
3.0 Suporte, sua função.
3.1 Quebrando armas e armaduras.
3.2 Causando status.
3.3 Quebrando EMP.
4.0 Créditos e Links.
4.1 Notas do autor.
1.0 Introdução: Alquimista, a classe.
Alquimista é uma das opções de classe para um mercador seguir
após atingir um mínimo de job level 40.
São a única classe entre as 2.2 que podem levar um carrinho
consigo (assim como mercadores e ferreiros).
É uma classe altamente procurada em woe's graças às suas habilidades,
que visam não somente a si próprio mas também ao resto da party.
1.1 Funções de um Alquimista.
Alquimistas são peritos em criar poções. Assim como ferreiros podem
forjar os mais diversos tipos de armas, alquimistas podem fazer os mais
variados tipos de poções, desde poções de cura à poções para utilizar em
suas habilidades.
A partir do update de Einbroch (creio eu), a skill tree de Homúnculos
será adicionada para Alquimistas, com isso, ele será a única classe
capaz de comandar uma criatura para lutar em seu lugar (pokémon?).
É uma classe capaz de quebrar equipamentos de seus oponentes, mas
também são capazes de proteger os equipamentos aliados, com skills
voltadas para isso.
1.2 Alquimista Woe.
Alquimistas que decidem se aventurar nos sieges da GdE (Guerra do Emperium),
são altamente procurados pelos melhores clãs de rune midgard. Primeiro
por ser uma classe da qual poucos se aventuram, pela dificuldade em
conseguir nivelar com um deles. Segundo pela sua incrível utilidade em woe.
Suas skills de proteção somado às skills de destruição, são peças chave
para a vitória.
1.3 Por que suporte?
Em um clã grande, destinado à WoE, geralmente o que mais se procura,
são Alquimistas Pure Potters e alquimistas de suporte.
Mas porque essa discriminação com alquimistas de batalha? Simples.
Um alquimista de batalha teria como principal fonte de damage a
já conhecida "mammonita". Mas a Aspeed alcançada por alquimistas
utilizando de espadas, é de longe menor que a aspeed que um Ferreiro
por exemplo consegue. Sem contar o fato de que Ferreiros possuem skills
que aumentam o seu ataque.
Levando em conta que a Aspeed de um Alquimista battle seja em média
170, a de um Ferreiro é em média 178. No caso, Alquimistas causariam
menos dano por golpe e por minuto. Logo, se Alquimistas podem dar
suporte "MELHOR", do que batalhar, é preferível que eles façam o
suporte é claro.
Se uma classe se emprega em 100% no que ela faz de melhor, ela
obviamente irá ser muito mais útil para o seu clã.
No caso em uma woe, um alquimista 100% seria um alquimista
que pudesse empregar 100% o seu suporte.
2.0 Bônus Job da classe.
No Job 50 um alquimista recebe os seguintes pontos:
For - 5 + 4 = 9 (Somando com grito de guerra)
Agi - 6
Vit - 3
Int - 7
Des - 8
Sor - 0
2.1 Atributos.
For (Força): Para alquimistas de suporte por incrível que pareça, a força não
é utilizada para aumentar o seu ataque, e sim para aumentar a sua capacidade
de peso. Lembrando que mesmo utilizando Mammonita as vezes, a sua função
não é "causar dano", e sim dar suporte.
Cada 1 ponto em Força, aumenta sua capacidade de peso em 30 pontos.
A cada 10 pontos em Força, você recebe um bônus no dano total de seu
ataque.
Agi (Agilidade): Agilidade para alquimistas Full Suport é totalmente inútil. Agilidade
aumenta sua esquiva em 1 ponto a cada ponto gasto aqui. Também aumenta o
seu Aspeed em 0,2 a cada ponto.
Por que é inútil? Simples. Esquiva em woe é algo horrível, pois dificilmente
alguém errará um ataque em você, pois existem além de cartas mumia
(+20 pontos em acerto), Hunters, Criticos, Magias, etc.
E aspeed pra você é dispensável tendo em vista que a sua função é o suporte
e não a batalha.
Vit (Vitalidade): A Vit é o atributo mais importante de um alquimista Full Suporte, pois
a cada 1 ponto em vit, você reduz em 1% a chance de ganhar status negativos
como atordoamento por exemplo. Quanto maior a sua Vit, menor será o tempo
em que você permanecerá envenenado. Cada ponto em vit também aumenta o seu HP
total em 1%.
Como você "não pode morrer", este é o seu principal atributo.
A cada 10 pontos em Vit, você reduz um total de 8 pontos de dano causados em você.
Int (Inteligência): Atributo dispensável. Alguns gostam pois a cada 6 pontos
você recebe um bônus de +1 na recuperação de SP e a cada ponto aumenta em 1% o
seu SP total. Porém é um atributo meio que morto, já que em WOE's você geralmente
irá recuperar o seu SP, com itens de recuperação.
Des (Destreza): Atributo extremamente importante para alquimistas Full suport.
A cada 1 ponto em Des, você recebe uma redução no seu tempo de conjuração (cast),
em 0,3, isso é extremamente importante pois, as skills de proteção, junto com
acid terror e bomb, possuem cast. Cada ponto de Des também concede +1 ponto em
Precisão (Hit), e cada 5 pontos em Dex equivalem a 1 de Agi no aumento de aspeed.
Sor (Sorte): Cada ponto em sorte aumenta em 0,3 o seu ataque crítico, cada 3 pontos
aumenta em 1% a prevenão contra status negativos e a cada 10 pontos você ganha 1 ponto
em Esquiva Perfeita (Luk Dodge).
Atributo dispensável para Alquimistas de suporte.
2.2 Começando sua build.
Antes de tudo você precisa entender 1 coisa: A sua função é dar suporte, não é
criar poções muito menos sair batendo igual um louco por aí. Logo você precisa ter em
mente que para isso, você precisa "sobreviver"antes de mais nada.
A partir daqui você começa a sua build. Se é necessário sobreviver, além de bons
Equips, você vai precisar de um bom montante em Vit. Para Woe o recomendado seriam
valores entre 80~100, assim você conseguiria proteção altíssima contra status e de quebra
receberia um ótimo bônus total de HP.
Feito isso, vamos para a segunda parte.
As suas skills de suporte possuem 1 pequeno defeito, elas tem "cast" como já foi
citado acima. E infelizmente esse cast é Muito lento. Em situações de perigo constante
onde é necessário ser rápido isso iria atrapalhar muito a sua vida, logo, você
precisa obter a melhor performance possível ao castar essas skills, e como Des,
influencia no tempo de conjuração, é bom manter esse atributo bem elevado.
O recomendado é ter entre 70~90 de Des.
E finalizando, como já foi citado, Alquimistas de suporte, precisam conseguir levar
a maior quantia possível de pots/itens, traps, etc. Logo Deve-se nivelar sua força
a fim de aumentar a capacidade de peso total.
Vale lembrar que mesmo sendo um alquimista de suporte você não é um peso morto na
batalha. Lembre que a sua força não é assim tão baixa, a ponto das suas mamonitas,
não causarem dano algum. Logo, uma força alta significa + capacidade de peso, mas
também significa que você as vezes mate algumas classes, como hunters, sins etc.
E sobre os outros atributos como Agi/Int/Luk. Sinceramente, esses atributos como
foi citado acima, são "mortos", para você. Com excessão talvez de Int, que pode ajudar
na recuperação de SP, os outros 2 de fato não irão lhe ajudar em nada.
2.3 Habilidades.
Para Alquimistas de suporte suas skillstem os pontos devidamente contados. Assim
como por exemplo um Omini Kina (Híbrido), possue as skills em job 50 "fechadas", ou
seja, não há espaço para isso ou para aquilo. Alquimistas de suporte também possuem
apenas 1 árvore de skills. Citando apenas skills que interessam:
Mercador:
Aumentar Capacidade de Peso 10
Mammonita 10
Usar carrinho 10
Alquimista:
Arremessar Poção 5
Preparar Poção 5
Pesquisa de Poções 10
Fogo Grego 5
Terror Ácido 5
Revestir Arma 5
Revestir Armadura 5
Revestir Escudo 5
Revestir Capacete 4
Revestir Escudo 5
[Suporte] Arremessar Poção
Recupera HP arremessando uma poção em um alvo. O nível da habilidade determina
quais tipos de poção podem ser arremessadas, além de um bônus na efetifidade
da poção. Você precisa ter estas poções para poder utilizar a habilidade.
Alvo : Jogador (Sem efeito sobre usuário)
Nv. 1 Permite arremessar Poções Vermelhas, efetividade +10%
Nv. 2 Permite arremessar Poções Laranja, efetividade +20%
Nv. 3 Permite arremessar Poções Amarelas, efetividade +30%
Nv. 4 Permite arremessar Poções Brancas, efetividade +40%
Nv. 5 Permite arremessar Poções Azuis, efetividade +50%
[Suporte] Preparar Poção
Permite a produção de poções e frascos. Você precisa dos Manuais de Criação
específicos para cada tipo de poção ou frasco. Consome uma 1 Vasilha de Mistura
e 5 SP a cada poção criada.
[Passiva] Pesquisa de Poções
Cada nível dessa habilidade eleva em +5% (num máximo de 50%) na chance de sucesso
da produção de Poções. Além disso, poções passam a recuperar 5% + HP ou SP por
nível da habilidade, excluindo-se os bônus por VIT.
[Ofensiva (Fogo)] Fogo Grego
Esta habilidade cria uma parede de fogo que não bloqueia a passagem
dos oponentes, mas causa danos por Fogo a cada segundo que eles permanecerem
sobre a área em chamas. Além disso, a cada segundo dentro da área em chamas,
há uma pequena chance de danificar a arma do oponente. Consome 1 Frasco de Fogo Grego .
Alvo : Área
Nv. 1 120% do poder de ataque e 1% de chance por segundo
Nv. 2 140% do poder de ataque e 2% de chance por segundo
Nv. 3 160% do poder de ataque e 3% de chance por segundo
Nv. 4 180% do poder de ataque e 4% de chance por segundo
Nv. 5 200% do poder de ataque e 5% de chance por segundo
[Ofensiva] Terror Ácido
Esta habilidade permite arremessar Frascos de Ácido contra um oponente.
Além de causar dano, há uma chance rasoável de danificar a armadura
do alvo. Consome 1 Frasco de Ácido .
Alvo : Oponente
Nv. 1 140% do poder de ataque e 3% de chance
Nv. 2 180% do poder de ataque e 7% de chance
Nv. 3 220% do poder de ataque e 10% de chance
Nv. 4 260% do poder de ataque e 12% de chance
Nv. 5 300% do poder de ataque e 13% de chance
[Suporte] Revestir Arma
Impregna a arma do alvo com uma cera especial que protege contra danos.
Consome um 1 Frasco de Revestimento por uso.
Alvo : Jogador
Nv. 1 Dura por 60 segundos
Nv. 2 Dura por 120 segundos
Nv. 3 Dura por 180 segundos
Nv. 4 Dura por 240 segundos
Nv. 5 Dura por 300 segundos
[Suporte] Revestir Escudo
Impregna o escudo do alvo com uma cera especial que protege contra danos.
Consome 1 Frasco de Revestimento por uso.
Alvo : Jogador
Nv. 1 Dura por 60 segundos
Nv. 2 Dura por 120 segundos
Nv. 3 Dura por 180 segundos
Nv. 4 Dura por 240 segundos
Nv. 5 Dura por 300 segundos
[Suporte] Revestir Armadura
Impregna a armadura do alvo com uma cera especial que protege contra danos.
Consome 1 Frasco de Revestimento por uso.
Alvo : Jogador
Nv. 1 Dura por 60 segundos
Nv. 2 Dura por 120 segundos
Nv. 3 Dura por 180 segundos
Nv. 4 Dura por 240 segundos
Nv. 5 Dura por 300 segundos
[Suporte] Revestir Capacete
Impregna o elmo do alvo com uma cera especial que protege contra danos.
Consome 1 Frasco de Revestimento por uso.
Alvo : Jogador
Nv. 1 Dura por 60 segundos
Nv. 2 Dura por 120 segundos
Nv. 3 Dura por 180 segundos
Nv. 4 Dura por 240 segundos
Nv. 5 Dura por 300 segundos
2.4 Árvore de Skills.
Segue abaixo a árvore de skill de um Alquimista.
2.5 Equipamentos.
Tenha em mente que sendo uma classe de suporte, você sempre será visado por "MOBS"
de players nas WoE's. Logo, equipamentos básicos como Broquel com carta Thara e
Cahpéu Fedorento são indispensáveis.
Mas existem equipamentos como acessórios, capas, calçados e armas que devem ser
levados mais em conta.
Abaixo segue uma lista dos equipamentos e suas respectivas funções:
Chapéu Fedorento: O melhor para Woe. 10% de redução em qualquer tipo de ataque,
seja mágico seja físico.
Máscara de Solda: 2 Def + 10% de proteção contra ataques do elemento fogo.
Manto de Seda: Concede 3 e 10Mdef. Melhor Vestimenta. Costuma-se equipar cartas, Peixe
Espada, Cavalo Marinho, Dokebi e Druída Malígno.
Bota: 4 Def. Geralmente são equipada cartas Matyr ou Verrit.
Manteau: 4 Def. Equipada carta Raydric.
Capuz: Por possuírem menor peso, são usados para reduzir o dano recebido por magias
elementais, como nevasca, Trovão de Jupter etc. Usadas cartas de redução de elementos:
Poeira, Marte e Jakk.
Anel de Defesa: 3 Def 3Mdef. Ótima opção para acentua a defesa do personagem.
Rosário[1]: 1 Luk 3 Mdef. Geralmente utilizado por possuir um slot e ainda conceder
3Mdef. Para Alquimistas suporte, as cartas aqui equipadas são geralmente Zerom, Yoyo,
Esfera Marinha ou Esporo.
Rosários (NPC): 2 Luk 5Mdef. Melhor opção para Mdef em acessórios.
Sapatilha de Cristal: 5 Luk 10%Mdef. Melhor opção para Mdef em calçado.
Capa Velha: Def 1 Mdef10. Ótima opção para redução de dano mágico.
Sabre [3]: Melhor arma para se causar dano, geralmente equipada com 2 cartas hidra
e 1 carta Sw.
Faca [4]: Melhor arma para distribuir status em conjunto com Cavalo-de-Pau, ou com uma
carta Esfera Marinha. Muito utilizada com cartas Plankton, Marina, Magnólia, Metaller,
Bebê selvagem e Familiar.
Adaga da Boa Ventura: 5 Luk +20 Esquiva Perfeita. Geralmente utilizada Graças ao bônus
em esquiva que ela concede.
Broquel: 4 Def. Equipado Carta sapo de thara, é o essencial para se jogar WoE.
2.6 Possíveis Builds.
Esta parte do guia traz algumas builds prontas, lembrando que "melhor build não existe".
O que faz a diferença é o player, pois de nada adianta o cara ter os melhores equipamentos
se não possui a mínima aptidão para a classe.
Full Vit/Cast Alquie:
For - 51 + 19 = 70 (Job + Benção + Grito de guerra)
Agi - 1 + 6 = 7
Vit - 97 + 3 = 100
Int - 1 + 17 = 18
Des - 82 + 18 = 100
Sor - 9 + 0 = 9
Aid Potion 600%
Cast Time 33,3%
Weight Limit 5530
Build básica onde é buscada a resistência máxima contra status, e o cast mais rápido
possível. Dano causado pela mammonita muito baixo. Aqui é recomendado levar uma
Adaga da boa ventura pois concede os respectivos bônus em Flee.
Vit/Dex/For/Int
For - 71 + 19 = 90 (job + Benção + Grito de guerra)
Agi - 3 + 6 = 9
Vit - 87 + 3 = 90
Int - 19 + 17 = 36
Des - 72 + 18 = 90
Sor - 9 + 1 = 10 (Rosário [1], esfera marinha)
Aid Potion 560%
Cast Time 40%
Weight Limit 6130
Build, onde Int recebe pontos afim de aumentar sp e auxiliar causando status com armas
devidamente cardeadas e uma presilha da explosão com carta esfera marinha.
Porém possui cast + lento e HP mais baixo que a anterior.
Dex/Vit/For (cast máximo)
For - 38 + 19 = 57 (job + benção + grito de guerra)
Agi - 1 + 6 = 7
Vit - 87 + 3 = 90
Int - 2 + 17 = 19
Des - 99 + 22 = 121 (job + Bless + Faca com 4 drops)
Sor - 10 + 0 = 10
Aid Potion 560%
Cast Time 19,3%
Weight Limit 5140
Cast rápido, boa resistência à status. Geralmente uma das mais utilizadas.
Vale lembrar mais uma vez, de que são apenas builds para se tomar como exemplo.
3.0 Suporte sua Função.
Em woe, alquimistas de suporte sempre são muito bem vindos nas guilds. Com
eles é possível por exemplo em um pré cast que bruxos utilizem de vestimenta
com carta "druida maligno". Lembrem que os bruxos podem ser vulneráveis à
cura, porém "aid potion" faz um ótimo trabalho nesses casos.
Fazendo esse trabalho de cura, os priests terão mais versatilidade no pré
cast, podendo aplicar sufragium e escudos com mais eficácia.
Vale lembrar também que kinas que possuem vit 100, ao receberem uma Aid
Potion, recebem uma cura de cerca de 1200%.
Alquimistas Full Vit quase sempre entram em pré casts junto dos kinas e assim
fazem com que eles fiquem muito mais tempo no pré.
3.1 Quebrando armas e armaduras.
Na atual situação em que estamos vivendo, quebrar e inutilizar armas e armaduras
dos oponentes é uma carta perfeita na manga de qualquer clã. Seja no pré cast
onde kinas entram, quebrando suas armaduras, seja na emp protegendo o espaço em
volta do emp com muitas bombs, inutilizando sins e afins.
Mesmo o damage que acid terror e bomb sendo baixo, o que mais importa é o efeito
delas.
É ótimo ver um sin sem arma, ou alguém perdendo a sua GR e apanhando.
Lembrando que para utilizar essas skills é preciso dispor de Acid e Bomb bottles.
O ideal é pedir para alquimistas P.P. os façam com menor chance de erro.
3.2 Causando status.
Em vários pontos do guia eu citei a presença de uma carta esfera marinha, como
uma das principais armas para causar status.
Mas vem a pergunta: Pq não usa Cart Revolution pra causar status? Apesar de parecer
besteira, Impacto explosivo abrange uma "área maior" que o cart revolution, sendo
assim melhor pra causar status em um número maior de oponentes.
Vale lembrar que todas as cartas de status são equipadas em "Facas[4]" por serem as
armas com menor peso entre todas as disponíveis.
Utilizadas em builds com maior numero em Int, essas armas de efeito são recursos
ótimos para se livrar daquele "mob" indesejável de players. Impacto explosivo +
Faca Nocauteante Quádrupla deixa seus oponentes dormindo enquanto você foje.
Equipe a carta esfera marinha em um rosário[1], assim você de quebra ainda recebe
um bônus de +3 em Mdef.
3.3 Quebrando EMP.
Em todas as situações na hora de quebrar ou proteger a Emp, você tem um papel importante.
Na defesa além de tentar inutilizar os EMP breakers com Bomb em volta do emp, você
deve quebrar as armaduras dos próprios. Fazendo combo com wizz utilizando de Nevasca,
pois sem Marc, todos os Emp breakers congelam e assim fica mais facil de controlar
a situação.
No ataque a sua função é parar o cast de Wizes e Priests, além de curar os Sins
que estiverem quebrando emp. Recomendado faca com 4 Familiares, para deixar com silence
os bruxos, sages, kinas e Priests.
4.0 Créditos e Links
Aqui estão links para os sites do qual utilizei para concluir este guia, além do
agradecimento à aqueles que me auxiliaram nos testes.
http://www.stud.ntnu.no/~magnusrk/calc/ (Iro Calc)
http://www.levelupgames.com.br/ (Level Up Bro)
http://www.gn0me.org/skillsim/ (Simulador de Skills)
http://www.roempire.com/database/?page=home&act=index (Roempire Database)
http://www.ragnainfo.net/ (Ragnainfo)
4.1 Notas do Autor
Vale lembrar que o guia que eu produzi foi um guia destinado à alquimistas
"FULL SUPORT", vou desconsiderar comentarios do tipo: "Deveria ter mais força
pq assim causa um dano maior na MAMMONITA". ¬¬'
As builds aqui postadas igualmente à parte de equipamentos, foram apenas uma
base à se ter enquanto está preparando a build.
E sobre as skills postadas, até da pra tirar pontos dos revestimentos para
fechar preparar poção em nível 10, mas seria algo como uma build incompleta
pois a skill de proteção em nível máximo representa 1 Minuto a + de duração o que
é um tempo absurdamente alto.
No mais agradeço às críticas construtivas e elogios pelo guia.
Sabão,
Proud member of BkBro Loki
Atenção: este guia foi criado antes mesmo de Heritage (transclasses). Algumas habilidades mudaram e por isso este guia deve ser reescrito para remeter a realidade de hoje. Utilize-o com bom senso.
Índice:
1.0 Introdução: Alquimista, a classe.
1.1 Funções de um Alquimista.
1.2 Alquimista Woe.
1.3 Por que suporte?
2.0 Bônus Job da classe.
2.1 Atributos.
2.2 Começando sua build.
2.3 Habilidades.
2.4 Árvore de Skills
2.5 Equipamentos.
2.6 Possíveis builds.
3.0 Suporte, sua função.
3.1 Quebrando armas e armaduras.
3.2 Causando status.
3.3 Quebrando EMP.
4.0 Créditos e Links.
4.1 Notas do autor.
1.0 Introdução: Alquimista, a classe.
Alquimista é uma das opções de classe para um mercador seguir
após atingir um mínimo de job level 40.
São a única classe entre as 2.2 que podem levar um carrinho
consigo (assim como mercadores e ferreiros).
É uma classe altamente procurada em woe's graças às suas habilidades,
que visam não somente a si próprio mas também ao resto da party.
1.1 Funções de um Alquimista.
Alquimistas são peritos em criar poções. Assim como ferreiros podem
forjar os mais diversos tipos de armas, alquimistas podem fazer os mais
variados tipos de poções, desde poções de cura à poções para utilizar em
suas habilidades.
A partir do update de Einbroch (creio eu), a skill tree de Homúnculos
será adicionada para Alquimistas, com isso, ele será a única classe
capaz de comandar uma criatura para lutar em seu lugar (pokémon?).
É uma classe capaz de quebrar equipamentos de seus oponentes, mas
também são capazes de proteger os equipamentos aliados, com skills
voltadas para isso.
1.2 Alquimista Woe.
Alquimistas que decidem se aventurar nos sieges da GdE (Guerra do Emperium),
são altamente procurados pelos melhores clãs de rune midgard. Primeiro
por ser uma classe da qual poucos se aventuram, pela dificuldade em
conseguir nivelar com um deles. Segundo pela sua incrível utilidade em woe.
Suas skills de proteção somado às skills de destruição, são peças chave
para a vitória.
1.3 Por que suporte?
Em um clã grande, destinado à WoE, geralmente o que mais se procura,
são Alquimistas Pure Potters e alquimistas de suporte.
Mas porque essa discriminação com alquimistas de batalha? Simples.
Um alquimista de batalha teria como principal fonte de damage a
já conhecida "mammonita". Mas a Aspeed alcançada por alquimistas
utilizando de espadas, é de longe menor que a aspeed que um Ferreiro
por exemplo consegue. Sem contar o fato de que Ferreiros possuem skills
que aumentam o seu ataque.
Levando em conta que a Aspeed de um Alquimista battle seja em média
170, a de um Ferreiro é em média 178. No caso, Alquimistas causariam
menos dano por golpe e por minuto. Logo, se Alquimistas podem dar
suporte "MELHOR", do que batalhar, é preferível que eles façam o
suporte é claro.
Se uma classe se emprega em 100% no que ela faz de melhor, ela
obviamente irá ser muito mais útil para o seu clã.
No caso em uma woe, um alquimista 100% seria um alquimista
que pudesse empregar 100% o seu suporte.
2.0 Bônus Job da classe.
No Job 50 um alquimista recebe os seguintes pontos:
For - 5 + 4 = 9 (Somando com grito de guerra)
Agi - 6
Vit - 3
Int - 7
Des - 8
Sor - 0
2.1 Atributos.
For (Força): Para alquimistas de suporte por incrível que pareça, a força não
é utilizada para aumentar o seu ataque, e sim para aumentar a sua capacidade
de peso. Lembrando que mesmo utilizando Mammonita as vezes, a sua função
não é "causar dano", e sim dar suporte.
Cada 1 ponto em Força, aumenta sua capacidade de peso em 30 pontos.
A cada 10 pontos em Força, você recebe um bônus no dano total de seu
ataque.
Agi (Agilidade): Agilidade para alquimistas Full Suport é totalmente inútil. Agilidade
aumenta sua esquiva em 1 ponto a cada ponto gasto aqui. Também aumenta o
seu Aspeed em 0,2 a cada ponto.
Por que é inútil? Simples. Esquiva em woe é algo horrível, pois dificilmente
alguém errará um ataque em você, pois existem além de cartas mumia
(+20 pontos em acerto), Hunters, Criticos, Magias, etc.
E aspeed pra você é dispensável tendo em vista que a sua função é o suporte
e não a batalha.
Vit (Vitalidade): A Vit é o atributo mais importante de um alquimista Full Suporte, pois
a cada 1 ponto em vit, você reduz em 1% a chance de ganhar status negativos
como atordoamento por exemplo. Quanto maior a sua Vit, menor será o tempo
em que você permanecerá envenenado. Cada ponto em vit também aumenta o seu HP
total em 1%.
Como você "não pode morrer", este é o seu principal atributo.
A cada 10 pontos em Vit, você reduz um total de 8 pontos de dano causados em você.
Int (Inteligência): Atributo dispensável. Alguns gostam pois a cada 6 pontos
você recebe um bônus de +1 na recuperação de SP e a cada ponto aumenta em 1% o
seu SP total. Porém é um atributo meio que morto, já que em WOE's você geralmente
irá recuperar o seu SP, com itens de recuperação.
Des (Destreza): Atributo extremamente importante para alquimistas Full suport.
A cada 1 ponto em Des, você recebe uma redução no seu tempo de conjuração (cast),
em 0,3, isso é extremamente importante pois, as skills de proteção, junto com
acid terror e bomb, possuem cast. Cada ponto de Des também concede +1 ponto em
Precisão (Hit), e cada 5 pontos em Dex equivalem a 1 de Agi no aumento de aspeed.
Sor (Sorte): Cada ponto em sorte aumenta em 0,3 o seu ataque crítico, cada 3 pontos
aumenta em 1% a prevenão contra status negativos e a cada 10 pontos você ganha 1 ponto
em Esquiva Perfeita (Luk Dodge).
Atributo dispensável para Alquimistas de suporte.
2.2 Começando sua build.
Antes de tudo você precisa entender 1 coisa: A sua função é dar suporte, não é
criar poções muito menos sair batendo igual um louco por aí. Logo você precisa ter em
mente que para isso, você precisa "sobreviver"antes de mais nada.
A partir daqui você começa a sua build. Se é necessário sobreviver, além de bons
Equips, você vai precisar de um bom montante em Vit. Para Woe o recomendado seriam
valores entre 80~100, assim você conseguiria proteção altíssima contra status e de quebra
receberia um ótimo bônus total de HP.
Feito isso, vamos para a segunda parte.
As suas skills de suporte possuem 1 pequeno defeito, elas tem "cast" como já foi
citado acima. E infelizmente esse cast é Muito lento. Em situações de perigo constante
onde é necessário ser rápido isso iria atrapalhar muito a sua vida, logo, você
precisa obter a melhor performance possível ao castar essas skills, e como Des,
influencia no tempo de conjuração, é bom manter esse atributo bem elevado.
O recomendado é ter entre 70~90 de Des.
E finalizando, como já foi citado, Alquimistas de suporte, precisam conseguir levar
a maior quantia possível de pots/itens, traps, etc. Logo Deve-se nivelar sua força
a fim de aumentar a capacidade de peso total.
Vale lembrar que mesmo sendo um alquimista de suporte você não é um peso morto na
batalha. Lembre que a sua força não é assim tão baixa, a ponto das suas mamonitas,
não causarem dano algum. Logo, uma força alta significa + capacidade de peso, mas
também significa que você as vezes mate algumas classes, como hunters, sins etc.
E sobre os outros atributos como Agi/Int/Luk. Sinceramente, esses atributos como
foi citado acima, são "mortos", para você. Com excessão talvez de Int, que pode ajudar
na recuperação de SP, os outros 2 de fato não irão lhe ajudar em nada.
2.3 Habilidades.
Para Alquimistas de suporte suas skillstem os pontos devidamente contados. Assim
como por exemplo um Omini Kina (Híbrido), possue as skills em job 50 "fechadas", ou
seja, não há espaço para isso ou para aquilo. Alquimistas de suporte também possuem
apenas 1 árvore de skills. Citando apenas skills que interessam:
Mercador:
Aumentar Capacidade de Peso 10
Mammonita 10
Usar carrinho 10
Alquimista:
Arremessar Poção 5
Preparar Poção 5
Pesquisa de Poções 10
Fogo Grego 5
Terror Ácido 5
Revestir Arma 5
Revestir Armadura 5
Revestir Escudo 5
Revestir Capacete 4
Revestir Escudo 5
[Suporte] Arremessar Poção
Recupera HP arremessando uma poção em um alvo. O nível da habilidade determina
quais tipos de poção podem ser arremessadas, além de um bônus na efetifidade
da poção. Você precisa ter estas poções para poder utilizar a habilidade.
Alvo : Jogador (Sem efeito sobre usuário)
Nv. 1 Permite arremessar Poções Vermelhas, efetividade +10%
Nv. 2 Permite arremessar Poções Laranja, efetividade +20%
Nv. 3 Permite arremessar Poções Amarelas, efetividade +30%
Nv. 4 Permite arremessar Poções Brancas, efetividade +40%
Nv. 5 Permite arremessar Poções Azuis, efetividade +50%
[Suporte] Preparar Poção
Permite a produção de poções e frascos. Você precisa dos Manuais de Criação
específicos para cada tipo de poção ou frasco. Consome uma 1 Vasilha de Mistura
e 5 SP a cada poção criada.
[Passiva] Pesquisa de Poções
Cada nível dessa habilidade eleva em +5% (num máximo de 50%) na chance de sucesso
da produção de Poções. Além disso, poções passam a recuperar 5% + HP ou SP por
nível da habilidade, excluindo-se os bônus por VIT.
[Ofensiva (Fogo)] Fogo Grego
Esta habilidade cria uma parede de fogo que não bloqueia a passagem
dos oponentes, mas causa danos por Fogo a cada segundo que eles permanecerem
sobre a área em chamas. Além disso, a cada segundo dentro da área em chamas,
há uma pequena chance de danificar a arma do oponente. Consome 1 Frasco de Fogo Grego .
Alvo : Área
Nv. 1 120% do poder de ataque e 1% de chance por segundo
Nv. 2 140% do poder de ataque e 2% de chance por segundo
Nv. 3 160% do poder de ataque e 3% de chance por segundo
Nv. 4 180% do poder de ataque e 4% de chance por segundo
Nv. 5 200% do poder de ataque e 5% de chance por segundo
[Ofensiva] Terror Ácido
Esta habilidade permite arremessar Frascos de Ácido contra um oponente.
Além de causar dano, há uma chance rasoável de danificar a armadura
do alvo. Consome 1 Frasco de Ácido .
Alvo : Oponente
Nv. 1 140% do poder de ataque e 3% de chance
Nv. 2 180% do poder de ataque e 7% de chance
Nv. 3 220% do poder de ataque e 10% de chance
Nv. 4 260% do poder de ataque e 12% de chance
Nv. 5 300% do poder de ataque e 13% de chance
[Suporte] Revestir Arma
Impregna a arma do alvo com uma cera especial que protege contra danos.
Consome um 1 Frasco de Revestimento por uso.
Alvo : Jogador
Nv. 1 Dura por 60 segundos
Nv. 2 Dura por 120 segundos
Nv. 3 Dura por 180 segundos
Nv. 4 Dura por 240 segundos
Nv. 5 Dura por 300 segundos
[Suporte] Revestir Escudo
Impregna o escudo do alvo com uma cera especial que protege contra danos.
Consome 1 Frasco de Revestimento por uso.
Alvo : Jogador
Nv. 1 Dura por 60 segundos
Nv. 2 Dura por 120 segundos
Nv. 3 Dura por 180 segundos
Nv. 4 Dura por 240 segundos
Nv. 5 Dura por 300 segundos
[Suporte] Revestir Armadura
Impregna a armadura do alvo com uma cera especial que protege contra danos.
Consome 1 Frasco de Revestimento por uso.
Alvo : Jogador
Nv. 1 Dura por 60 segundos
Nv. 2 Dura por 120 segundos
Nv. 3 Dura por 180 segundos
Nv. 4 Dura por 240 segundos
Nv. 5 Dura por 300 segundos
[Suporte] Revestir Capacete
Impregna o elmo do alvo com uma cera especial que protege contra danos.
Consome 1 Frasco de Revestimento por uso.
Alvo : Jogador
Nv. 1 Dura por 60 segundos
Nv. 2 Dura por 120 segundos
Nv. 3 Dura por 180 segundos
Nv. 4 Dura por 240 segundos
Nv. 5 Dura por 300 segundos
2.4 Árvore de Skills.
Segue abaixo a árvore de skill de um Alquimista.
2.5 Equipamentos.
Tenha em mente que sendo uma classe de suporte, você sempre será visado por "MOBS"
de players nas WoE's. Logo, equipamentos básicos como Broquel com carta Thara e
Cahpéu Fedorento são indispensáveis.
Mas existem equipamentos como acessórios, capas, calçados e armas que devem ser
levados mais em conta.
Abaixo segue uma lista dos equipamentos e suas respectivas funções:
Chapéu Fedorento: O melhor para Woe. 10% de redução em qualquer tipo de ataque,
seja mágico seja físico.
Máscara de Solda: 2 Def + 10% de proteção contra ataques do elemento fogo.
Manto de Seda: Concede 3 e 10Mdef. Melhor Vestimenta. Costuma-se equipar cartas, Peixe
Espada, Cavalo Marinho, Dokebi e Druída Malígno.
Bota: 4 Def. Geralmente são equipada cartas Matyr ou Verrit.
Manteau: 4 Def. Equipada carta Raydric.
Capuz: Por possuírem menor peso, são usados para reduzir o dano recebido por magias
elementais, como nevasca, Trovão de Jupter etc. Usadas cartas de redução de elementos:
Poeira, Marte e Jakk.
Anel de Defesa: 3 Def 3Mdef. Ótima opção para acentua a defesa do personagem.
Rosário[1]: 1 Luk 3 Mdef. Geralmente utilizado por possuir um slot e ainda conceder
3Mdef. Para Alquimistas suporte, as cartas aqui equipadas são geralmente Zerom, Yoyo,
Esfera Marinha ou Esporo.
Rosários (NPC): 2 Luk 5Mdef. Melhor opção para Mdef em acessórios.
Sapatilha de Cristal: 5 Luk 10%Mdef. Melhor opção para Mdef em calçado.
Capa Velha: Def 1 Mdef10. Ótima opção para redução de dano mágico.
Sabre [3]: Melhor arma para se causar dano, geralmente equipada com 2 cartas hidra
e 1 carta Sw.
Faca [4]: Melhor arma para distribuir status em conjunto com Cavalo-de-Pau, ou com uma
carta Esfera Marinha. Muito utilizada com cartas Plankton, Marina, Magnólia, Metaller,
Bebê selvagem e Familiar.
Adaga da Boa Ventura: 5 Luk +20 Esquiva Perfeita. Geralmente utilizada Graças ao bônus
em esquiva que ela concede.
Broquel: 4 Def. Equipado Carta sapo de thara, é o essencial para se jogar WoE.
2.6 Possíveis Builds.
Esta parte do guia traz algumas builds prontas, lembrando que "melhor build não existe".
O que faz a diferença é o player, pois de nada adianta o cara ter os melhores equipamentos
se não possui a mínima aptidão para a classe.
Full Vit/Cast Alquie:
For - 51 + 19 = 70 (Job + Benção + Grito de guerra)
Agi - 1 + 6 = 7
Vit - 97 + 3 = 100
Int - 1 + 17 = 18
Des - 82 + 18 = 100
Sor - 9 + 0 = 9
Aid Potion 600%
Cast Time 33,3%
Weight Limit 5530
Build básica onde é buscada a resistência máxima contra status, e o cast mais rápido
possível. Dano causado pela mammonita muito baixo. Aqui é recomendado levar uma
Adaga da boa ventura pois concede os respectivos bônus em Flee.
Vit/Dex/For/Int
For - 71 + 19 = 90 (job + Benção + Grito de guerra)
Agi - 3 + 6 = 9
Vit - 87 + 3 = 90
Int - 19 + 17 = 36
Des - 72 + 18 = 90
Sor - 9 + 1 = 10 (Rosário [1], esfera marinha)
Aid Potion 560%
Cast Time 40%
Weight Limit 6130
Build, onde Int recebe pontos afim de aumentar sp e auxiliar causando status com armas
devidamente cardeadas e uma presilha da explosão com carta esfera marinha.
Porém possui cast + lento e HP mais baixo que a anterior.
Dex/Vit/For (cast máximo)
For - 38 + 19 = 57 (job + benção + grito de guerra)
Agi - 1 + 6 = 7
Vit - 87 + 3 = 90
Int - 2 + 17 = 19
Des - 99 + 22 = 121 (job + Bless + Faca com 4 drops)
Sor - 10 + 0 = 10
Aid Potion 560%
Cast Time 19,3%
Weight Limit 5140
Cast rápido, boa resistência à status. Geralmente uma das mais utilizadas.
Vale lembrar mais uma vez, de que são apenas builds para se tomar como exemplo.
3.0 Suporte sua Função.
Em woe, alquimistas de suporte sempre são muito bem vindos nas guilds. Com
eles é possível por exemplo em um pré cast que bruxos utilizem de vestimenta
com carta "druida maligno". Lembrem que os bruxos podem ser vulneráveis à
cura, porém "aid potion" faz um ótimo trabalho nesses casos.
Fazendo esse trabalho de cura, os priests terão mais versatilidade no pré
cast, podendo aplicar sufragium e escudos com mais eficácia.
Vale lembrar também que kinas que possuem vit 100, ao receberem uma Aid
Potion, recebem uma cura de cerca de 1200%.
Alquimistas Full Vit quase sempre entram em pré casts junto dos kinas e assim
fazem com que eles fiquem muito mais tempo no pré.
3.1 Quebrando armas e armaduras.
Na atual situação em que estamos vivendo, quebrar e inutilizar armas e armaduras
dos oponentes é uma carta perfeita na manga de qualquer clã. Seja no pré cast
onde kinas entram, quebrando suas armaduras, seja na emp protegendo o espaço em
volta do emp com muitas bombs, inutilizando sins e afins.
Mesmo o damage que acid terror e bomb sendo baixo, o que mais importa é o efeito
delas.
É ótimo ver um sin sem arma, ou alguém perdendo a sua GR e apanhando.
Lembrando que para utilizar essas skills é preciso dispor de Acid e Bomb bottles.
O ideal é pedir para alquimistas P.P. os façam com menor chance de erro.
3.2 Causando status.
Em vários pontos do guia eu citei a presença de uma carta esfera marinha, como
uma das principais armas para causar status.
Mas vem a pergunta: Pq não usa Cart Revolution pra causar status? Apesar de parecer
besteira, Impacto explosivo abrange uma "área maior" que o cart revolution, sendo
assim melhor pra causar status em um número maior de oponentes.
Vale lembrar que todas as cartas de status são equipadas em "Facas[4]" por serem as
armas com menor peso entre todas as disponíveis.
Utilizadas em builds com maior numero em Int, essas armas de efeito são recursos
ótimos para se livrar daquele "mob" indesejável de players. Impacto explosivo +
Faca Nocauteante Quádrupla deixa seus oponentes dormindo enquanto você foje.
Equipe a carta esfera marinha em um rosário[1], assim você de quebra ainda recebe
um bônus de +3 em Mdef.
3.3 Quebrando EMP.
Em todas as situações na hora de quebrar ou proteger a Emp, você tem um papel importante.
Na defesa além de tentar inutilizar os EMP breakers com Bomb em volta do emp, você
deve quebrar as armaduras dos próprios. Fazendo combo com wizz utilizando de Nevasca,
pois sem Marc, todos os Emp breakers congelam e assim fica mais facil de controlar
a situação.
No ataque a sua função é parar o cast de Wizes e Priests, além de curar os Sins
que estiverem quebrando emp. Recomendado faca com 4 Familiares, para deixar com silence
os bruxos, sages, kinas e Priests.
4.0 Créditos e Links
Aqui estão links para os sites do qual utilizei para concluir este guia, além do
agradecimento à aqueles que me auxiliaram nos testes.
http://www.stud.ntnu.no/~magnusrk/calc/ (Iro Calc)
http://www.levelupgames.com.br/ (Level Up Bro)
http://www.gn0me.org/skillsim/ (Simulador de Skills)
http://www.roempire.com/database/?page=home&act=index (Roempire Database)
http://www.ragnainfo.net/ (Ragnainfo)
4.1 Notas do Autor
Vale lembrar que o guia que eu produzi foi um guia destinado à alquimistas
"FULL SUPORT", vou desconsiderar comentarios do tipo: "Deveria ter mais força
pq assim causa um dano maior na MAMMONITA". ¬¬'
As builds aqui postadas igualmente à parte de equipamentos, foram apenas uma
base à se ter enquanto está preparando a build.
E sobre as skills postadas, até da pra tirar pontos dos revestimentos para
fechar preparar poção em nível 10, mas seria algo como uma build incompleta
pois a skill de proteção em nível máximo representa 1 Minuto a + de duração o que
é um tempo absurdamente alto.
No mais agradeço às críticas construtivas e elogios pelo guia.
Sabão,
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